quinta-feira, 20 de setembro de 2018

George R. R. Martin - O maior assassino da história

Martin na Worldcon de Helsinki em 2017

George Raymond Richard Martin, nascido em Bayonne, Nova Jersey, EUA, em 20 de Setembro de 1948 é um escritor famoso por não ter piedade dos seus personagens, o que é deixado claramente explícito se alguém ler sua mais famosa história: As Crônicas de Fogo e Gelo.


A primeira casa em que Martin morou ficava na Broadway e era de sua bisavó. Em 1953 a sua família se mudou para um condomínio público perto das docas. Sua vida consistia predominantemente das ruas entre sua casa e sua escola, gerando nele uma necessidade de viajar e experienciar outros lugares, mas ele só tinha condições de fazer isso na sua imaginação, o que o transformou num leitor voraz. Desde essa época escrevia histórias, as quais ele compartilhava com as crianças do bairro, algumas eram sobre suas tartarugas de estimação que às vezes apareciam mortas dentro do castelo de brinquedo do viveiro delas, mortes que eram vistas por Martin como tramas sinistras de uma corte real.

Capa Americana de Guerra dos Tronos

Martin também leu muitos quadrinhos quando criança, e chegou a escrever cartas para os editores que foram publicadas em algumas edições. Foi por essas cartas que ele se tornou um membro ativo da comunidade geek da época, chegando até a a ir em convenções de quadrinhos em 1964. No ano seguinte ele recebeu um Alley Award por uma história original que tinha escrito chamada "Powerman vs. The Blue Barrier." Em 1970 Martin se formou em jornalismo, e em 1971 completou um mestrado na mesmo área. Durante a guerra do Vietnã ele foi convocado mas ele se negou a participar ativamente, preferindo servir como ajudante voluntário em serviços alternativos.

Carta que Martin escreveu para os editores do Quarteto Fantástico

Na década de 70, Martin conheceu o professor George Guthridge numa convenção de ficção científica, e o convenceu a escrever sua própria ficção. Após ser convencido, Guthridge ajudou Martin a arranjar um trabalho como professor na Universidade de Clarke, aonde ele ensinou inglês e jornalismo de 1978 a 1979. Porém, após a morte do autor Tom Reamy, que era amigo de Martin, ele resolveu se focar na escrita. Em 1970 ele já tinha começado a vender algumas de suas histórias curtas de ficção científica. Ele também havia conseguido um trabalho como diretor de torneios de xadrez, que só aconteciam aos fins de semana. No início dos anos 80, uma de suas histórias, Nightflyers, foi adaptada para o cinema, e uma série de livros sobre um personagem que ele havia criado estavam fazendo sucesso.

Capa de Nightflyers

Ele então foi chamado para servir como escritor na série de TV Twilight Zone, ele se mudou para Hollywood e passou por alguns programas de TV, incluindo a série de 1989 da Bela e a Fera. Apesar desse trabalho ele continuou como editor de livros, editando a maior parte da série Wild Cards, à qual ele também contribuiu alguns livros. Em 1991 ele resolveu voltar a escrever, tendo ficado frustrado com as limitações monetárias da TV, e inspirador por J. R. R. Tolkien resolveu escrever um épico da fantasia. O primeiro livro dessa série, "A Guerra dos Tronos", foi lançado em 1996, a sequência, "A Fúria dos Reis", saiu em  98, o terceiro livro, "A Tormenta de Espadas", lançou em 2000. Em 2005 foi lançado o quarto livro da saga: "O Festim dos Corvos", seguido 6 anos depois pelo quinto livro: "A Dança dos Dragões". O sexto e sétimo volumes (Ventos de Inverno e Sonho de Primavera) ainda não tem datas de lançamento, para o desgosto de muitos fãs.

Poster da série de TV Guerra dos Tronos

Mas, pelo menos, os fãs tem a série de TV da HBO, que já ultrapassou os livros, e no momento atual conta uma história bem diferente da que os livros apresentam. Martin falou repetidas vezes que escreve no ritmo que acha melhor, pois se forçar a escrita a qualidade vai despencar. Martin já está no segundo casamento, o primeiro tendo acabado num divórcio amigável, mora em Santa Fé, no Novo México, e todos esperamos continue vivo por tempo suficiente pra terminar o que começou.

FONTE: Wikipedia Português; Wikipedia English

Nenhum comentário:

Postar um comentário