Asimov em 1988
Isaac Yudavich Asimov nascido em Petrovichi, na Rússia,
entre 04 de Outubro de 1919 e 02 de Janeiro de 1920, falecido em 06 de Abril de
1992, em Nova York, nos EUA, foi um escritor consagrado da ficção científica,
sendo considerado por muitos o pai da robótica.
Seus pais se mudaram com ele
para os EUA quando ele tinha apenas três anos, ele cresceu dentro da loja de
doces dos pais, lendo histórias “pulp” sobre ficção científica, pelas quais ele
se apaixonou. Em 1941, após escrever várias histórias curtas para revistas
locais, ele publicou a história "O Cair da Noite", que conta a história de um planeta
com 6 sóis, que está prestes a experienciar a sua primeira noite em 2 mil anos.
Capa de O Cair da Noite
Em 1942 ele se casou com Gertrude Blugerman, que mais tarde lhe daria dois filhos: David, e Robyn Joan Asimov. Ainda mais tarde, em 1973, eles se divorciaram e, duas semanas depois, Asimov se casou com Janet Opal Jeppson. Voltando aos assundo dos livros, em 1950 ele publicou o primeiro livro da série dos Robôs: "Eu, Robô", que continha as três leis da robótica:
- 1ª lei: Um robô não pode ferir um ser humano ou, por inacção, permitir que um ser humano sofra algum mal.
- 2ª lei: Um robô deve obedecer às ordens que lhe sejam dadas por seres humanos, exceto nos casos em que tais ordens contrariem a Primeira Lei.
- 3ª lei: Um robô deve proteger sua própria existência, desde que tal proteção não entre em conflito com a Primeira e Segunda Leis.
As histórias contidas nesse livro e seus sucessores influenciam histórias sobre robôs, e outros seres mecânicos até hoje.
Capa de Eu, Robô
Em 1951, Asimov lançou a "Fundação", que descreve um homem utilizando seu grande conhecimento do passado e presente para prever o futuro, milhões de anos, chamando essa ciência de psico-história. Eventualmente é revelando que tanto a série "Fundação" quanto a serie dos robôs estão no mesmo universo, quando o protagonista de "Robôs" aparece num dos livros de "Fundação". "Fundação" é considerada por muitos a obra prima de Asimov, mesmo que a série dos robôs seja mais conhecida pelo público em geral.
Capa de Fundação
Além dessas grandes histórias de ficção, Asimov também escreveu vários livros sobre ciência real, religião, e alguns outros tópicos. Era fã de Tolkien e O Senhor dos Anéis, e também de Hercule Poirot, escrevendo alguns mistérios no estilo de Agatha Christie. Era amigo de Gene Roddenberry, o criador de Star Trek, e serviu como assessor em diversos projetos relacionados à franquia. Asimov foi um pai para a Ficção Científica, e esperamos que o psico-historiadores do futuro nunca nos deixem esquecer a sua grandeza.
FONTE: Wikipedia Português; Wikipedia English
FONTE: Wikipedia Português; Wikipedia English
Nenhum comentário:
Postar um comentário