quinta-feira, 20 de setembro de 2018

Os Pilares da Terra

Capa de Os Pilares da Terra

O herdeiro do Rei Henrique I acaba de morrer, seu sobrinho e sua filha lutam pelo trono. Enquanto esse clima político tenso cresce, um pequeno vilarejo inglês começa a construção de uma catedral
Em 1123 um homem ruivo é enforcado após condenação por um padre, um cavaleiro, e um monge. Sua amante, grávida, amaldiçoa os condenadores, declarando que seus filhos serão enforcados, seus inimigos prosperarão, e eles iriam viver o resto das vidas com arrependimento e tristeza. 12 anos depois o pedreiro Tom está sem trabalho e sua família está morrendo de fome. Sua mulher morre dando a luz e Tom resolve abandonar o bebê. Se arrependendo ele volta mas o bebê havia sumido, sendo levado para um monastério próximo. No monastério, após uma trama para a eleição de um novo bispo o bebê é adotado pelo novo bispo. Tom conhece a amante do homem enforcado, Ellen, e o filho dela, Jack. Tom e Ellen começam uma relação, e ao se mudarem para a cidade de Kingsbridge, Jack queima a catedral local, para que Tom seja contratado na reconstrução. Após Tom e Ellen verem o filho bebê de Tom na cidade, Ellen é descoberta pelo monge que ela amaldiçoou, chamado Waleran, e é forçada a viver na floresta com Jack.

Rufus Sewell como Tom

O novo bispo, Philip visita o rei para pedir as terras e pedreira de um lorde que havia recentemente sido preso. A família nobre que o destituiu faz um acordo com Philip para lhe garantir o material necessário para a construção da igreja. William, o filho da família destituidora, encontra Aliena, filha da família destituída e a estupra. Após pedir ajuda, Philip concorda em ajudá-la a se tornar uma mercadora de lã e ela se muda para Kingsbridge. Waleran tenta ajudar os Hamleigh, a família destituidora, para descreditar Philip e impedir que ele consiga construir a igreja, porém Philip declara que todos que ajudarem na construção terão seus pecados perdoados, e no dia da inspeção uma multidão chega, convencendo o inspetor da igreja a permitir a construção.

Matthew Macfadyen como Philip

O pai de William morre e, numa tentativa de garantir seu título de Lorde, ele ataca a pedreira, matando muitos dos trabalhadores. Tom se torna amigo de Philip, e Ellen volta à cidade. Tom pede que Philip case ele e Ellen. O filho mais velho de Tom, Alfred, se apaixona por Aliena e a pede em casamento, porém ela nega, e se torna amiga de Jack, quem Alfred detestava. Por ainda estar traumatizada pelo estupro ela não aceita ficar com Jack, mesmo tendo se apaixonado por ele. Jack começa a trabalhar como aprendiz de pedreiro, mas uma briga com Alfred faz com que ele seja banido do local de construção. Tom o convence de continuar o trabalho numa posição administrativa, mas isso necessitaria que Jack se tornasse um monge, o que ele relutantemente concorda, para poder continuar vivendo em Kingsbridge. Ellen, então, diz que o pai de Jack foi falsamente acusado de roubo por três homens, mas era inocente. William, resolver pilhar a cidade para conseguir mais ouro, e no caos, Tom é morto e toda a lã de Aliena é queimada.

Natalia Worner como Ellen

Aliena concorda com o casamento, com a condição que Alfred apoie politicamente o seu irmão, Richard. Jack é aprisionado na sala de obediência do monastério por continuar a se encontrar com Aliena, mas é liberado por Ellen no dia do casamento. Aliena e Jack tem relações sexuais, e ela nega fugir com ele, pois quebraria a promessa que fez ao pai de ajudar o irmão. Jack tenta convencer Alfred a desfazer a cerimônia mas Alfred admite que só vai casar com Aliena para tirá-la de Jack, e que vai maltratá-la. Ellen amaldiçoa o casamento, deixando Alfred impotente e impedindo que ele consuma o casamento. Jack então sai da cidade para procurar informações sobre o pai. O rei, Stephen, resolve finalmente dar o título de lorde das terras para William, enquanto Alfred convence Philip de trocar o teto de madeira da catedral por um teto de pedra, porém ele desaba, matando muitas pessoas. Aliena dá à luz a um menino ruivo e Alfred a abandona, sabendo que o filho é de Jack. Aliena sai da cidade em busca de Jack e o encontra em Paris. Na volta para Kingsbridge eles param em Cherbourg e Jack descobre que seu pai se chamava Jacques, e que supostamente tinha morrido quando o Navio Branco afundou. Ao retornar, Jack convence Philip a torná-lo o novo mestre construtor, e propõe um novo design de catedral, mas sua relação com Aliena é descoberta e até o casamento dela ser anulado eles são forçados a se separar. Jack questiona Ellen sobre o pai, e ela diz que o Navio foi afundado de propósito e que os homens responsáveis pela acusação de Jacques foram Percy, o pai de William, Waleran, e o Bispo antes de Philip, James. Jack vai até Waleran para confirmar a história, e Waleran então ajuda William a atacar a cidade novamente, numa tentativa de matar Jack. Porém, Richard descobre e informa, dando tempo para que a cidade seja protegida. Furioso, William pede a Waleran que a anulação do casamento de Aliena seja prorrogada.

Hayley Atwell como Aliena

Anos depois a mãe de William morre e William é convencido por Waleran a construir uma catedral em Shiring para resguardar a alma dela, Alfred os ajuda. Richard une todos os fora-da-lei das redondezas e os utiliza como uma força rebelde, atacando e roubando recursos de William. Quando William tenta contra-atacar descobre que o exército rebelde se juntou ao exército de Henrique II, tentando forçar o Rei Stephen de desistir do trono. Stephen eventualmente concorda e Philip descobre que parte do acordo é reverter o direito das terras para os donos que eram antes do reino de Stephen, mas que ele não ira força que os títulos sejam retornados. Num movimento meio desesperado Richard e Aliena conseguem retomar o castelo da família deles por debaixo do nariz de William. Quando Alfred tenta estuprar Aliena e Richard o mata, William tenta usar isso para destituí-lo e retomar o poder, mas Philip manda Richard para as cruzadas, permitindo que Aliena tome o poder na sua ausência. Como comemoração Aliena e Jack se casam.

Eddie Redmayne como Jack

Anos depois a Catedral de Kingsbridge está completa, mas Waleran tentando descretidar Philip com a igreja acusando que um dos monges do monastério é filho dele, porém Ellen revela que aquele é o filho bebê de Tom, que havia sido abandonado. Waleran tenta acusá-la de perjúrio, mas Ellen conta a todos sobre a conspiração para matar Jacques, que um outro monge, Remigio, confirma. Waleran é descreditado e se junta com William para matar um arcebispo, numa tentativa de ganharem mais poder. Philip não consegue impedir, mas consegue espalhar a história, e o Rei recusa a defendê-los. William é condenado e Waleran retorna ao monastério. Jack o questiona sobre a morte do pai e ele revela que foi contratado por um grupo de barões, junto de James e Percy, para manter Jacques silenciado depois que ele sobreviveu ao afundamento do Navio Branco. Sabendo a verdade completa sobre a morte do pai Jack segue em frente com sua vida, enquanto o rei Henry, acompanhado de Philip, se encontra com o Papa.

FONTE: Wikipedia English

Nenhum comentário:

Postar um comentário